Scroll Top

Cultura Organizacional,

A Cultura de uma organização ou qualquer grupo social é o reflexo dos valores, crenças e
comportamentos das pessoas que fazem parte desse grupo. Cultura é o DNA de uma
sociedade representada pelos símbolos, rituais, pessoas e comportamentos. É o
compartilhamento de uma herança ou de uma identidade comum.

A NB HEART acredita que a Cultura é a verdadeira expressão da estratégia do negócio, com impacto que vai muito além das pessoas da organização ao interferir no ecossistema no qual está inserida. Em um momento de transformações estruturais sociais e econômicas, aceleradas pelo cenário atual, urge conectar GENTE, NEGÓCIO, ESTRATÉGIA, PROPÓSITO e SOCIEDADE. 

O projeto de Cultura da NB HEART possui uma metodologia própria, inspirada nos modelos de projetos de Cultura do Barrett Model, estruturado em etapas capazes de trazer segurança e robustez à transformação e à solidificação das mudanças em prol de uma Cultura Organizacional forte. 

A metodologia da NB HEART para trabalhar Cultura Organizacional envolve as esferas organizacionais e humanas, tais como: Autoconhecimento, Valores, Liderança, Transparência, Confiança, Comunicação, Colaboração, Accountability e Inovação, entre outras, de modo que os processos de mudança e evolução sejam abordados de forma integral.

Acreditamos que Cultura Organizacional é um sistema integrado como a árvore e a sua relação com a natureza. A árvore tem suas raízes, seu tronco como sustentação, sua copa que evolui de acordo com o tempo e as estações, gerando folhas, flores e frutos. Num ciclo de constante autocuidado, fundamental para sua longevidade. Sempre integrada com o seu entorno, pode promover, assim, o cuidado coletivo. 

Qualificar e quantificar os interesses dos stakeholders é fundamental para a criação de uma cultura sustentável. Mas acreditamos que o que faz transformar e evoluir são a coragem e a motivação emocional para realizar! Engajar todos os públicos no processo também é parte fundamental de nosso trabalho.

A NB HEART entende que os fatores-chave para a transformação cultural passam pelo alinhamento da Liderança, na construção de comportamentos que sustentam a Cultura; alinhamento Estrutural, revendo a Governança, Sistemas e Processos; alinhamento de Valores, pessoais e organizacionais, para uma combinação que conecte as pessoas à organização; e o alinhamento com o Propósito, tanto pessoal como organizacional, para que o impacto social reverbere na construção de um mundo mais justo, equânime e próspero para todos.